Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

fotocapa

Decorreu ontem, dia 23 de janeiro, no Auditório do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens. A sessão principiou com a votação para a eleição do Presidente da Mesa, tendo sido a Deputada Inês Vieira, da Lista D, a candidata mais votada. Acompanharam-na na condução dos trabalhos, como Vice-Presidente, o Deputado Afonso Henriques, da Lista A (2º candidato mais votado) e, como Secretária, a Deputada Filipa Rodrigues, da Lista C (3º candidato mais votado).

Reunidas as condições para prosseguirem os trabalhos tomaram posse 18 Deputados dos 31 eleitos. A ausência dos 13 deputados, a maioria por motivos de doença, implicou na sua perda de mandato.

Seguidamente, cada lista apresentou as suas propostas e a respetiva exposição de motivos. Findo este período, iniciou-se o debate e a respetiva negociação de que resultou o Projeto de Recomendação a defender na Sessão Distrital e que conterá as seguintes medidas: 1) Elaboração de Projeto Nacional de Educação para a Saúde Mental; 2) Aumento do número de Psicólogos/as nas Escolas e Centros de Saúde; 3) Criação de um Cheque-Psicólogo.

A Sessão Escolar terminou com a eleição, por maioria simples, dos Deputados à Sessão Distrital, tendo sido eleitos os Deputados João Paiva e Tiago Rocha (Deputados Efetivos) e Inês Vieira (Deputada Suplente); e do candidato à Mesa da Sessão Distrital, cujo escrutínio recaiu na Deputada Inês Vieira.

Por fim, e imediatamente antes do encerramento da sessão, os Deputados propuseram um tema para debate na próxima edição do Parlamento dos Jovens: “Combate à desertificação e ao despovoamento do interior”.

Parabéns a todos os Deputados que, de forma acesa, mas organizada e respeitosa, proporcionaram um bom debate democrático.

06
Jan

Desporto Escolar

Desporto Escolar - 1ª Concentração de Atletismo (Viseu) – 8h30 às 17h

07
Jan

Início do Projeto Pedro & Inês

Início do Projeto Pedro & Inês – turmas de 9º ano- aulas de Cidadania (PES-UCC SPS)

Duração até 30 de maio

07
Jan

Formação de juízes

Formação de juízes de ARE - Ovar – Aveiro