CLUBE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA +BIO E CLUBE ECO-ESCOLAS (vídeo)
CROMATOGRAFIA EM PAPEL E INDICADORES pH
A tarde do dia 15 de novembro foi intensa, alegre e muito colorida no Clube Ciência Viva!
Os alunos procederam à maceração de diversos vegetais e flores (couve galega, couve roxa, beterraba, cenoura e crisântemos de cor ocre), oriundos da Feira de Outono, que decorreu no espaço escolar da Escola Básica Nº2, no período da manhã. Os alunos começaram por descobrir os pigmentos presentes nos vegetais e flores utilizados nas experiencias realizadas.
Após a devida maceração no almofariz, filtraram-se os diferentes líquidos obtidos, através do algodão, com a ajuda do balão de Erlenmeyer, da vareta e do funil de vidro. Seguidamente, os líquidos foram depositados, por cores, em caixas de Petri, com papel de cromatografia. O resultado foi uma belíssima paleta de cores (pigmentos).
Posteriormente, com recurso à solução da couve roxa, foi possível identificar, através de substancias de uso comum, se as mesmas são básicas ou acidas (vinagre, sabão, pasta de dentes e limpa-vidros). Nas experiencias foram utilizados tubos de ensaio, pipetas, gobelé, fitas medidoras de pH e respetiva escala de medição. Foi possível observar que a couve roxa mudou de cor para vermelho na solução “vinagre”, o que indica que a solução “vinagre” é acida. Já na presença da solução “sabão”, a couve roxa mudou de cor para verde, o que indica que a solução “sabão” é básico.
O manuseamento dos materiais e equipamentos de laboratório, associado à experimentação in loco, proporcionou uma tarde de muita e, certamente, inesquecível aprendizagem.