Anexo 10 Critérios de conformidade EQAVET |
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Critério | Focos de Observação | Graus de Alinhamento com o Quadro EQAVET | 2023 | ||||||||||
Grau 1. Alinhamento Iniciado |
Grau 2. Alinhamento Avançado |
Grau 3 Alinhamento Consolidado |
Grau de alinhamento [1, 2 ou 3] |
Evidências (n.º de documento, página, parágrafo,…) - Se possível ter cópia (digital) do documento (ou exerto) para consulta pelos peritos | Exemplos de evidências/fontes de evidência | ||||||||
C1. Planeamento | C1P1. Alinhamento dos objetivos estratégicos da instituição com as políticas definidas para a EFP e estudos prospetivos disponíveis | Os objetivos estratégicos da instituição estão alinhados com as políticas europeias, nacionais e/ou regionais para a EFP. | Os objetivos estratégicos da instituição estão alinhados com as políticas europeias, nacionais e/ou regionais para a EFP. | Os objetivos estratégicos da instituição estão alinhados com as políticas europeias, nacionais e/ou regionais para a EFP e estudos prospetivos disponíveis. | 3 | pp. 5, 12-13 doc base; p. Projeto Educativo; Plano de comunicação; Cim Dão Lafões - Estratégia Viseu Dão Lafões 2030; p. Referencial de avaliação | Ex: Importância da Educação e Formação Profissional (EFP) no Projeto Educativo (PE), importância das parcerias, política de comunicação dos objetivos, integração de preocupações com base em estudos ou artigos (oferta de emprego, procura futura, associações empresariais) | ||||||
C1P2. Participação dos stakeholders internos e externos na definição dos objetivos estratégicos da instituição | Os stakeholders internos e externos são chamados a pronunciar-se pontualmente sobre os objetivos estratégicos da instituição. | Os stakeholders internos participam na definição dos objetivos estratégicos da
instituição. Os stakeholders externos são chamados a pronunciar-se pontualmente sobre os objetivos estratégicos da instituição. |
Os stakeholders internos e externos participam na definição dos objetivos estratégicos da instituição. | 3 | reuniões Cim Dão-Lafões; questionários; ata Conselho Geral; ata Conselho Pedagógico; Constituição da Eeqavet; Inquéritos | Ex: Inquéritos, Participação dos stakeholders na definição do PE, nos órgãos do agrupamento, na Equipa EQAVET | |||||||
C1P3. Explicitação das componentes implicadas no planeamento da oferta de EFP e respetiva calendarização | No planeamento da oferta de EFP, são definidos os objetivos, atividades, indicadores e metas, parcerias, responsabilidades e respetiva calendarização. | No planeamento da oferta de EFP, são definidos os objetivos, atividades, indicadores e metas a médio (3 anos) e curto prazo (1 ano), parcerias, responsabilidades e respetiva calendarização. | No planeamento da oferta de EFP, são definidos os objetivos, atividades, indicadores e metas a médio (3 anos) e curto prazo (1 ano) e respetiva monitorização intercalar, parcerias, responsabilidades e respetiva calendarização. | 3 | pp.25, 28-40, doc base; Plano de Ação, Listagem de parcerias, Manual de procedimento documental; | Ex:
Documento base, Relatório do operador, plano de melhoria Clareza da monitorização, periodicidade e definição de responsabilidades Catalogação documental Cronograma de atividades |
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No planeamento da oferta de EFP, são estabelecidas as metodologias de recolha e análise de dados e as metodologias de monitorização, avaliação, revisão e divulgação de resultados, e respetiva calendarização. | Plano de Ação; pp.25, 28-40, doc base; Política de comunicação | Ex:
Documento base, plano de melhoria Clareza da monitorização, periodicidade e responsabilidades de gestão Catalogação documental Cronograma de atividades |
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C1P4. Alinhamento das atividades planeadas com os objetivos estratégicos da instituição | As atividades planeadas estão parcialmente alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição. | As atividades planeadas estão alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição. | As atividades planeadas estão alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição. | 3 | Objetivos estratégicos: pp. 11, 27 doc base e Projeto Educativo; Plano de Ação; Plano de comunicação; frequência de recolha de dados; | Ex:
Todas as atividades relativas à EFP (tudo acontece por uma razão: melhoria da
qualidade do ensino, envolvimento dos stakeholders, comunicação, Plano de
melhoria, Plano de comunicação, Reuniões previstas). Ligação entre o PE e as atividades desenvolvidas na EFP, reforço de ações definidas no Plano de melhoria |
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