Anexo 10
Critérios de conformidade EQAVET
Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul
 
Critério Focos de Observação Graus de Alinhamento com o Quadro EQAVET 2023
Grau 1.
Alinhamento Iniciado
Grau 2.
Alinhamento Avançado
Grau 3
Alinhamento Consolidado
Grau de alinhamento
[1, 2 ou 3]
Evidências (n.º de documento, página, parágrafo,…) - Se possível ter cópia (digital) do documento (ou exerto) para consulta pelos peritos Exemplos de evidências/fontes de evidência
C1. Planeamento C1P1. Alinhamento dos objetivos estratégicos da instituição com as políticas definidas para a EFP e estudos prospetivos disponíveis Os objetivos estratégicos da instituição estão alinhados com as políticas europeias, nacionais e/ou regionais para a EFP. Os objetivos estratégicos da instituição estão alinhados com as políticas europeias, nacionais e/ou regionais para a EFP. Os objetivos estratégicos da instituição estão alinhados com as políticas europeias, nacionais e/ou regionais para a EFP e estudos prospetivos disponíveis. 3 pp. 5, 12-13 doc base; p. Projeto Educativo; Plano de comunicação; Cim Dão Lafões - Estratégia Viseu Dão Lafões 2030; p. Referencial de avaliação   Ex: Importância da Educação e Formação Profissional (EFP) no Projeto Educativo (PE), importância das parcerias, política de comunicação dos objetivos, integração de preocupações com base em estudos ou artigos (oferta de emprego, procura futura, associações empresariais)  
C1P2. Participação dos stakeholders internos e externos na definição dos objetivos estratégicos da instituição Os stakeholders internos e externos são chamados a pronunciar-se pontualmente sobre os objetivos estratégicos da instituição. Os stakeholders internos participam na definição dos objetivos estratégicos da instituição.
Os
stakeholders externos são chamados a pronunciar-se pontualmente sobre os objetivos estratégicos da instituição.
Os stakeholders internos e externos participam na definição dos objetivos estratégicos da instituição. 3 reuniões Cim Dão-Lafões; questionários; ata Conselho Geral; ata Conselho Pedagógico; Constituição da Eeqavet; Inquéritos Ex: Inquéritos, Participação dos stakeholders na definição do PE, nos órgãos do agrupamento, na Equipa EQAVET
C1P3. Explicitação das componentes implicadas no planeamento da oferta de EFP e respetiva calendarização No planeamento da oferta de EFP, são definidos os objetivos, atividades, indicadores e metas, parcerias, responsabilidades e respetiva calendarização. No planeamento da oferta de EFP, são definidos os objetivos, atividades, indicadores e metas a médio (3 anos) e curto prazo (1 ano), parcerias, responsabilidades e respetiva calendarização. No planeamento da oferta de EFP, são definidos os objetivos, atividades, indicadores e metas a médio (3 anos) e curto prazo (1 ano) e respetiva monitorização intercalar, parcerias, responsabilidades e respetiva calendarização. 3 pp.25, 28-40, doc base; Plano de Ação, Listagem de parcerias, Manual de procedimento documental; Ex: Documento base, Relatório do operador, plano de melhoria
Clareza da monitorização, periodicidade e definição de responsabilidades
Catalogação documental
Cronograma de atividades
No planeamento da oferta de EFP, são estabelecidas as metodologias de recolha e análise de dados e as metodologias de monitorização, avaliação, revisão e divulgação de resultados, e respetiva calendarização. Plano de Ação; pp.25, 28-40, doc base; Política de comunicação Ex: Documento base, plano de melhoria
Clareza da monitorização, periodicidade e responsabilidades de gestão
Catalogação documental
Cronograma de atividades
C1P4. Alinhamento das atividades planeadas com os objetivos estratégicos da instituição As atividades planeadas estão parcialmente alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição. As atividades planeadas estão alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição. As atividades planeadas estão alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição. 3 Objetivos estratégicos: pp. 11, 27 doc base e Projeto Educativo; Plano de Ação; Plano de comunicação; frequência de recolha de dados;  Ex: Todas as atividades relativas à EFP (tudo acontece por uma razão: melhoria da qualidade do ensino, envolvimento dos stakeholders, comunicação, Plano de melhoria, Plano de comunicação, Reuniões previstas).
Ligação entre o PE e as atividades desenvolvidas na EFP, reforço de ações definidas no Plano de melhoria