Anexo 10 Critérios de conformidade EQAVET |
Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul | ![]() |
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Critério | Focos de Observação | Graus de Alinhamento com o Quadro EQAVET | Situação atual [Inserir data] |
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Grau 1. Alinhamento Iniciado |
Grau 2. Alinhamento Avançado |
Grau 3 Alinhamento Consolidado |
Grau de alinhamento [1, 2 ou 3] |
Evidências (n.º de documento, página, parágrafo,…) - Se possível ter cópia (digital) do documento (ou exerto) para consulta pelos peritos | Exemplos de evidências/fontes de evidência | |||||||||
C2. Implementação | C2I1. Diversidade de parcerias com operadores de EFP, e outros stakeholders externos, em função da sua natureza (atividades regulares, questões críticas emergentes, opções estratégicas na gestão da EFP) | As parcerias com operadores de EFP, e outros stakeholders externos, sustentam fundamentalmente atividades regulares na gestão da EFP, tais como a divulgação da oferta formativa ou a formação em contexto de trabalho. | As parcerias com operadores de EFP, e outros stakeholders externos, sustentam atividades regulares e respondem a questões críticas emergentes na gestão da oferta de EFP. | As parcerias com operadores de EFP, e outros stakeholders externos, sustentam atividades regulares, respondem a questões críticas emergentes na gestão da oferta de EFP e viabilizam opções estratégicas da instituição. | 3 | Metodologias para a participação dos stakeholders na melhoria contínua da oferta de EFP do AESPS e suas responsabilidades: pp. 26-27, doc base; | Ex:
Como é as parcerias respondem a questões críticas? Que problemas foram
levantados (onde?) e como foram resolvidos (que parcerias? Que atividades
foram implementadas?)? Para além de responder à necessidade da FCT, que outras parcerias estratégicas foram feitas, em que áreas e porquê com aquelas instituições? |
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C2I2. Participação dos alunos/formandos em projetos de diferente âmbito (local, nacional, transnacional) que favorecem a sua aprendizagem e autonomia | Os alunos/formandos participam em projetos de âmbito local, nacional ou transnacional que favorecem a sua aprendizagem e autonomia. | Os alunos/formandos participam em projetos de âmbito local e nacional ou transnacional que favorecem a sua aprendizagem e autonomia. | Os alunos/formandos participam em projetos de âmbito local, nacional e transnacional que favorecem a sua aprendizagem e autonomia. | 2 | O AESPS encontra-se em fase de seleção dos alunos e professores para integrarem o grupo de Erasmus +; Semana de Outono; Festa da Primavera; Decoração de Natal de uma rotunda da cidade; Semana da Ciência e tecnologia; Visitas de estudo à Exponor (feiras na área da eletricidade e eletrónica) e a empresas relevantes para a sua formação, participação nas Festas da cidade com stand próprio (práticas de saúde). | Ex: Programas nacionais e internacionais em que os alunos participem, como o Erasmus +, etc. | ||||||||
C2I3. Formação dos professores e outros colaboradores, com base num plano que tendo em conta necessidades e expectativas está alinhado com opções estratégicas da instituição | Os profissionais frequentam formação não enquadrada num plano de formação disponibilizado pela instituição. | Os profissionais frequentam periodicamente formação, para aquisição e/ou reforço de competências, com base num plano de formação que tem em conta as suas necessidades e expectativas. | Os profissionais frequentam periodicamente formação, para aquisição e/ou reforço de competências, com base num plano de formação que tem em conta as suas necessidades e expectativas e que está alinhado com opções estratégicas da instituição. | 2 | Foi feito questionário a professores e funcionários sobre necessidades de formação, que será vertido no Plano de Formação do Centro de Formação de Castro Daire/Lafões. Existe registo das ações ministradas, dos participantes em cada uma delas e do impacto da formação nas práticas docentes. | Ex: Provamos que há alinhamento quando é feito o levantamento de necessidades de formação na EFP, a monitorização do número de ações, do número de colegas que as frequentaram face ao n.º total de docentes do profissional, análise do impacto da formação nas práticas docentes ou organizacionais. Onde estão as evidências? O plano de formação deve integrar fortes recomendações de frequência para áreas de formação que, pela sua importância e caráter estratégico, são fundamentais... | ||||||||
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