Anexo 1
Referencial para o alinhamento com o Quadro EQAVET Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul
Princípios EQAVET Fase 1 – Planeamento
Critério de Qualidade
O planeamento reflete uma visão estratégica partilhada pelos stakeholders e inclui as metas/objetivos, as ações a desenvolver e os indicadores adequados.
Descritores Indicativos
- As metas/objetivos políticos europeus, nacionais e regionais são refletidos nos objetivos locais fixados pelos prestadores de EFP
- São fixados e supervisionados metas/objetivos explícitos
- É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas
- As responsabilidades em matéria de gestão e desenvolvimento da qualidade foram explicitamente atribuídas
- O pessoal participa desde o início do processo no planeamento, nomeadamente no que se refere a desenvolvimento da qualidade
- Os prestadores planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP
- As partes interessadas participam no processo de análise das necessidades locais
- Os prestadores de EFP dispõem de um sistema de garantia da qualidade explícito e transparente
2023- (Sinalizar com [X] a situação)
Práticas de gestão da EFP Critérios  de conformidade EQAVET
(Cf. Anexo 10)
Sim Não Parcialmente Evidências (n.º de documento, página, parágrafo,…)
Visão estratégica e visibilidade dos processos e resultados na gestão da EFP P1 As metas/objetivos estabelecidos pelo operador estão alinhados com as políticas europeias,
nacionais e regionais.
C1. Planeamento
C5. Diálogo institucional para a melhoria contínua da oferta de EFP
x     pp. 5, 13, doc base; Plano CIM; Plano Nacional
P2 As ações delineadas traduzem a visão estratégica partilhada pelos stakeholders internos e
externos.
x     pp.17; 26; 27, doc base; Encontro interno de boas práticas; ata de pedagógico data
P3 A relação entre as metas/objetivos estabelecidos e a sua monitorização através dos
indicadores é explícita.
x     pp. 29-31; 
P4 A atribuição de responsabilidades em matéria de garantia da qualidade é explícita. x     p.25, doc base;
P5 Parcerias e iniciativas de cooperação com outros operadores são planeadas. x     encontros interno (26 de junho) e regional (17 de outubro) de boas práticas; reuniões para preparação da FCT; protocolos com novos stakeholders; 
P6 O sistema de garantia da qualidade em uso é explícito e conhecido pelos stakeholders internos
e externos.
x     Plano de ação; doc. Política de qualidade; site do AESPS; p. 23, doc base; reuniões de conselho geral de julho de 2023;
Envolvimento dos stakeholders
internos e externos
P7 Os profissionais participam, desde o início, no planeamento dos diferentes aspetos da oferta formativa, incluindo o processo de garantia da qualidade. C6. Aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade da oferta de EFP x     reuniões de arranque para sensibilização docente (14 de setembro); Conselho Pedagógico (26 de abril), conselhos de turma, de curso (setembro); Plano de ação; reunião de direção e de chefias intermédias (6 de setembro 2023, cronograma de setembro); reunião coordenação cursos profissionais com DT e DC (11 de setembro), reuniões de departamento, de disciplina ou grupo (11 de setembro).
P8 Os stakeholders internos e externos são consultados na identificação e análise de necessidades locais (alunos/formandos e mercado de trabalho) e a sua opinião é tida em conta na definição da oferta formativa. x     reuniões Cim Dão Lafões e CM; questionários, reuniões informais com stakeholders
Melhoria contínua da EFP utilizando os indicadores selecionados P9 Os planos de ação traduzem as mudanças a introduzir em função da informação produzida
pelos indicadores selecionados.
x     controlo documental; análise de níveis de satisfação; avaliação de resultados, recolha de dados relativos aos indicadores; Plano de Ação, pp. 32-40 doc base;
P10 O processo de autoavaliação, consensualizado com os stakeholders internos e externos, é organizado com base na informação produzida pelos indicadores selecionados. x     pp. 30-42 doc base; inquérito POCH (4 semanas)