Anexo 1 | |||||||||||||
Referencial para o alinhamento com o Quadro EQAVET | Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul | ||||||||||||
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Princípios EQAVET | Fase 1 – Planeamento Critério de Qualidade O planeamento reflete uma visão estratégica partilhada pelos stakeholders e inclui as metas/objetivos, as ações a desenvolver e os indicadores adequados. Descritores Indicativos - As metas/objetivos políticos europeus, nacionais e regionais são refletidos nos objetivos locais fixados pelos prestadores de EFP - São fixados e supervisionados metas/objetivos explícitos - É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas - As responsabilidades em matéria de gestão e desenvolvimento da qualidade foram explicitamente atribuídas - O pessoal participa desde o início do processo no planeamento, nomeadamente no que se refere a desenvolvimento da qualidade - Os prestadores planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP - As partes interessadas participam no processo de análise das necessidades locais - Os prestadores de EFP dispõem de um sistema de garantia da qualidade explícito e transparente |
2023- | (Sinalizar com [X] a situação) | ||||||||||
Práticas de gestão da EFP | Critérios de
conformidade EQAVET (Cf. Anexo 10) |
Sim | Não | Parcialmente | Evidências (n.º de documento, página, parágrafo,…) | ||||||||
Visão estratégica e visibilidade dos processos e resultados na gestão da EFP | P1 | As
metas/objetivos estabelecidos pelo operador estão alinhados com as políticas
europeias, nacionais e regionais. |
C1. Planeamento C5. Diálogo institucional para a melhoria contínua da oferta de EFP |
x | pp. 5, 13, doc base; Plano CIM; Plano Nacional | ||||||||
P2 | As
ações delineadas traduzem a visão estratégica partilhada pelos stakeholders
internos e externos. |
x | pp.17; 26; 27, doc base; Encontro interno de boas práticas; ata de pedagógico data | ||||||||||
P3 | A
relação entre as metas/objetivos estabelecidos e a sua monitorização através
dos indicadores é explícita. |
x | pp. 29-31; | ||||||||||
P4 | A atribuição de responsabilidades em matéria de garantia da qualidade é explícita. | x | p.25, doc base; | ||||||||||
P5 | Parcerias e iniciativas de cooperação com outros operadores são planeadas. | x | encontros interno (26 de junho) e regional (17 de outubro) de boas práticas; reuniões para preparação da FCT; protocolos com novos stakeholders; | ||||||||||
P6 | O
sistema de garantia da qualidade em uso é explícito e conhecido pelos
stakeholders internos e externos. |
x | Plano de ação; doc. Política de qualidade; site do AESPS; p. 23, doc base; reuniões de conselho geral de julho de 2023; | ||||||||||
Envolvimento
dos stakeholders internos e externos |
P7 | Os profissionais participam, desde o início, no planeamento dos diferentes aspetos da oferta formativa, incluindo o processo de garantia da qualidade. | C6. Aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade da oferta de EFP | x | reuniões de arranque para sensibilização docente (14 de setembro); Conselho Pedagógico (26 de abril), conselhos de turma, de curso (setembro); Plano de ação; reunião de direção e de chefias intermédias (6 de setembro 2023, cronograma de setembro); reunião coordenação cursos profissionais com DT e DC (11 de setembro), reuniões de departamento, de disciplina ou grupo (11 de setembro). | ||||||||
P8 | Os stakeholders internos e externos são consultados na identificação e análise de necessidades locais (alunos/formandos e mercado de trabalho) e a sua opinião é tida em conta na definição da oferta formativa. | x | reuniões Cim Dão Lafões e CM; questionários, reuniões informais com stakeholders | ||||||||||
Melhoria contínua da EFP utilizando os indicadores selecionados | P9 | Os
planos de ação traduzem as mudanças a introduzir em função da informação
produzida pelos indicadores selecionados. |
x | controlo documental; análise de níveis de satisfação; avaliação de resultados, recolha de dados relativos aos indicadores; Plano de Ação, pp. 32-40 doc base; | |||||||||
P10 | O processo de autoavaliação, consensualizado com os stakeholders internos e externos, é organizado com base na informação produzida pelos indicadores selecionados. | x | pp. 30-42 doc base; inquérito POCH (4 semanas) | ||||||||||
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