Anexo 1
Referencial para o alinhamento com o Quadro EQAVET Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul
Princípios EQAVET Fase 2 – Implementação
Critério de Qualidade
Os  planos  de  ação,  concebidos  em  consulta  com  os  stakeholders,  decorrem  das  metas/objetivos  visados  e  são  apoiados  por parcerias diversas.
Descritores Indicativos
- Os recursos são adequadamente calculados/atribuídos a nível interno tendo em vista alcançar os objetivos traçados nos planos de aplicação
- São apoiadas de modo explícito parcerias pertinentes e abrangentes para levar a cabo as ações previstas
-  O  plano  estratégico  para  desenvolvimento  das  competências  do  pessoal  indica  a  necessidade  de  formação  para  professores  e formadores
- O pessoal frequenta regularmente formação e desenvolve cooperação com as partes interessadas externas com vista a apoiar o desenvolvimento de capacidades e a melhoria da qualidade e a reforçar o desempenho
Situação atual: 2023 (Sinalizar com [X] a situação)
Práticas de gestão da EFP Critérios de conformidade EQAVET
(Cf. Anexo 10)
Sim Não Parcialmente Evidências (n.º de documento, página, parágrafo,…)
Visão estratégica e visibilidade dos processos e resultados na gestão da EFP I1 Os  recursos  humanos  e  materiais/financeiros  são  dimensionados  e  afetados  de  forma  a alcançar os objetivos traçados nos planos de ação. C2. Implementação
C5. Diálogo institucional para a melhoria contínua da oferta de EFP
x     Ver concursos para técnicos na página; lista de necessidades para os cursos
I2 Ações    de    formação    contínua    são    disponibilizadas    com    base    em    necessidades    de desenvolvimento de competências dos profissionais. x     Helena Toipa; ação Excell para docentes; ação de primeiros socorros e igualdade de género para AO; Plano de ação Centro de Formação, Plano de Formação do AESPS
Envolvimento dos stakeholders
internos e externos
I3 Os   profissionais   frequentam   periodicamente   as   ações   de   formação   disponibilizadas   e colaboram com os stakeholders externos para melhorar o seu desempenho. x      ação Excell para docentes; ação de primeiros socorros e igualdade de género para AO; Plano de ação Centro de Formação, Plano de Formação do AESPS
I4 As parcerias estabelecidas são utilizadas como suporte da implementação dos planos de ação. x     Lista de parcerias/stakeholders; reuniões para preparação e implementação da FCT
Melhoria contínua da EFP utilizando I5 As mudanças são introduzidas de acordo com os planos de ação de melhoria definidos. x     Ata de direção julho 2023; ata de pedagógico (6 de setembro 2023); ata de reunião de direção com chefias intermédias; reunião geral de professores; reunião com AO e AT (4 de setembro 23)
os indicadores selecionados I6 Os instrumentos e procedimentos de recolha de dados, consensualizados com os stakeholders
internos e externos, são aplicados no quadro do processo de autoavaliação definido.
C6. Aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade da oferta de EFP x     Inquéritos; Encontros de boas práticas;