Anexo 1
Referencial para o alinhamento com o Quadro EQAVET Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul
Princípios EQAVET Fase 3 – Avaliação
Critério de Qualidade
As avaliações de resultados e processos regularmente efetuadas permitem identificar as melhorias necessárias.
Descritores Indicativos
- A autoavaliação é efetuada periodicamente de acordo com os quadros regulamentares regionais ou nacionais, ou por iniciativa dos prestadores de EFP
- A avaliação e a revisão abrangem os processos e os resultados do ensino, incluindo a avaliação da satisfação do formando, assim como o desempenho e satisfação do pessoal
- A avaliação e a revisão incluem mecanismos adequados e eficazes para envolver as partes interessadas a nível interno e externo
- São implementados sistemas de alerta rápido
Situação atual: 2023 (Sinalizar com [X] a situação)
Práticas de gestão da EFP Critérios de conformidade EQAVET
(Cf. Anexo 10)
Sim Não Parcialmente Evidências (n.º de documento, página, parágrafo,…)
Visão estratégica e visibilidade dos processos e resultados na gestão da
EFP
A1 Mecanismos de alerta precoce para antecipar desvios aos objetivos traçados estão instituídos. C3. Avaliação
C5. Diálogo institucional para a melhoria contínua da oferta de EFP
C6. Aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade da oferta de EFP
x     pp30-31, 38-39 doc base; reuniões de CT de final de período; dados recolhidos pelos DT e DC (assiduidade e aproveitamento); alertas diários aos EE em situação de falta dos alunos
Envolvimento dos stakeholders
internos e externos
A2 Mecanismos que garantam o envolvimento dos stakeholders internos e externos na avaliação estão instituídos. x     ficha de AA para os alunos, a todasas disciplinas; reuniões com os parceiros na avaliação da FCT ; Inquéritos de satisfação; grupos de foco
A3 Os resultados da avaliação são discutidos com os stakeholders internos e externos. x     pp.26-27, 32-42 doc base; grupos de foco
Melhoria contínua da EFP utilizando os indicadores selecionados A4 A autoavaliação periódica utiliza um referencial consensualizado com os stakeholders internos e  externos  e  identifica  as  melhorias  a  introduzir,  em  função  da  análise  da  informação
produzida.
x     pp. 5-6, 12, 13 (objetivos), 17, 26-27 doc base; plano de ação; inquéritos
A5 As  melhorias  a  introduzir  a  nível  de  processos  e  resultados  têm  em  conta  a  satisfação  dos
stakeholders internos e externos.
x     questionários; introdução das sugestões dos stakeholders (encontro interno de boas práticas)